Nesta terça-feira (03/12) no auditório da Casa da Cidadania, foi realizada a reunião do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), na qual foi discutido o projeto ATER: Bahia Sem Fome. O objetivo dessa reunião foi formar parcerias e unir forças no acompanhamento e fortalecimento da ATER na região Sudoeste.
De acordo com a engenheira agrônoma da Cedasb, Helena Paula, o projeto tem o intuito de combater a fome e promover a inclusão de políticas sociais. “Nós, do Cedasb, atuamos no território do Sudoeste ajudando 2.200 famílias que praticam a agricultura familiar. São 64 municípios onde promovemos a produção agrícola e a questão socioambiental dessas famílias”, afirmou a engenheira.
Na reunião, estavam presentes algumas instituições, como a Secretaria de Agricultura, o Instituto Quilombola, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Codeter, a Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária, a Sutrag, entre outras. Ao final do encontro, o Cedasb entregou o livro ATER Agroecologia: Partilha de Saberes e Construção de Fazeres no Interior da Bahia, lançado neste ano.
O Projeto Ater Bahia Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia voltada para promover a segurança alimentar e nutricional, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. A proposta tem como principais objetivos incluir agricultores familiares em situação de extrema pobreza, que não possuem acesso a políticas públicas, consolidar o trabalho de assistência técnica e extensão rural (ATER), estimular e apoiar a produção e o acesso a alimentos saudáveis e valorizar a diversidade socioambiental da Bahia.