Cesol realiza a Feira Natalina da Economia Solidária no Shopping Conquista Sul, de 15 a 23 de dezembro

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste realiza, de 15 a 23 de dezembro, a Feira Natalina da Economia Solidária, no Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista. O evento reforça a atuação do Cesol no apoio aos empreendimentos atendidos pelo Centro Público, oferecendo um espaço estruturado para ampliar oportunidades de venda e estimular a geração de renda no período natalino.

A feira reunirá empreendimentos assistidos pelo Cesol que irão comercializar artesanato, decoração natalina, confecções, alimentos, bebidas, cosméticos naturais e outros produtos solidários. O espaço funciona como uma vitrine estratégica para os grupos, que encontram no shopping um fluxo maior de público e a chance de fortalecer a divulgação de suas marcas e ampliar sua participação no mercado local.

A iniciativa reafirma o compromisso com a economia solidária, modelo baseado na cooperação, na autogestão e na inclusão social. Para além das vendas, a feira estimula o consumo consciente e contribui para a sustentabilidade econômica dos empreendimentos atendidos.

O coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, destacou a importância da feira para o território e para a visibilidade dos empreendimentos. “As feiras de economia solidária são fundamentais para que os empreendimentos estejam presentes nesses espaços, comercializando seus produtos e, principalmente, mostrando que a Economia Solidária vive e se fortalece aqui nos territórios”, disse Rodrigo.

Vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Cesol é uma política pública do Governo do Estado da Bahia que atua na assessoria técnica e no fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários, com foco em comercialização, capacitação e apoio à geração de renda.

A Feira Natalina da Economia Solidária também aproxima o público da produção realizada nos 37 municípios atendidos pelo Cesol nas regiões Sudoeste e Médio Sudoeste, evidenciando a diversidade e a força dos empreendimentos locais.

Continue lendoCesol realiza a Feira Natalina da Economia Solidária no Shopping Conquista Sul, de 15 a 23 de dezembro

Capacitação do Cesol estimula o reaproveitamento de materiais e o consumo responsável no período natalino

No dia 3 de dezembro, empreendedores assistidos pelo Cesol e artesãos interessados em práticas sustentáveis participaram da capacitação “Natal Sustentável: Criando e Gerando Renda”, realizada às 14h, em Vitória da Conquista. A atividade foi ministrada pela empreendedora Barboza, responsável pelo empreendimento “Etc e Tal”, e teve como objetivo estimular a criatividade e ampliar oportunidades de renda por meio do reaproveitamento de materiais.

Ao longo das quatro horas de aula, os participantes aprenderam a transformar itens simples do cotidiano, como palitos de espetinho, panos sem uso e papelão, em peças decorativas de alto potencial comercial. A oficina apresentou técnicas práticas e acessíveis, permitindo que os artesãos experimentassem novas formas de criação e descobrissem possibilidades de reutilização dentro de casa.

A capacitação também reforçou a importância do consumo consciente e da sustentabilidade como fundamentos da economia solidária. Ao promover iniciativas que incentivam a inovação, o cuidado ambiental e a geração de renda, o Cesol reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos empreendimentos locais, especialmente no período de intensa demanda das festas de fim de ano.

Continue lendoCapacitação do Cesol estimula o reaproveitamento de materiais e o consumo responsável no período natalino

Cesol divulga edital de convocação para expositores da Feira Natalina 2025 no Shopping Conquista Sul

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste torna público o Edital de Chamada para Expositores da Feira Natalina de Economia Solidária 2025, que será realizada de 15 a 23 de dezembro, no Shopping Conquista Sul, das 10h às 22h.

O edital apresenta os critérios de participação, requisitos, prazos e orientações gerais para seleção de empreendimentos que desejam expor seus produtos durante o evento. A ação integra a programação anual de fortalecimento da comercialização, voltada a empreendimentos apoiados e acompanhados pelo Cesol.

Os interessados devem acessar o edital completo para conferir todas as informações referentes ao processo de participação.

Para ler o edital clique aqui

Continue lendoCesol divulga edital de convocação para expositores da Feira Natalina 2025 no Shopping Conquista Sul

Cesol participa do lançamento do PM no Pôr do Sol 2026 em Conquista

Na última segunda-feira, 1° de dezembro, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste participou, a convite da Polícia Militar da Bahia, do lançamento do Projeto PM no Pôr do Sol 2026. O evento será realizado nos dias 11, 18 e 25 de janeiro, na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista.

O Cesol integrará a programação com uma feira de economia solidária, apresentando produtos de empreendimentos da sua carteira ativa. O espaço reunirá licores, balas gourmet, panos de prato, artesanatos, peças em crochê e diversas produções coletivas da região, destacando a criatividade e a sustentabilidade que marcam o trabalho dos grupos apoiados pelo Centro Público. O público poderá conhecer de perto iniciativas que fazem da Economia Solidária um instrumento de geração de renda e transformação social.

A presença do Cesol no PM no Pôr do Sol 2026 reforça o compromisso dos Centros Públicos de Economia Solidária em valorizar práticas culturais e turísticas que emergem das identidades locais, aproximando visitantes dos territórios e fortalecendo o impacto econômico para as comunidades envolvidas.

O Projeto

A Polícia Militar da Bahia retoma em 2026 o PM no Pôr do Sol, iniciativa já realizada em 2019 e 2020. Segundo a corporação, o projeto reafirma o compromisso com a segurança, a cultura e, agora, a sustentabilidade, ampliando sua proposta de promover lazer, convivência e bem-estar para toda a população. A programação contará com atrações musicais, culturais, esportivas e infantis, além da Vila da Criança, atividades voltadas à terceira idade e diversas ações planejadas para toda a família.

Continue lendoCesol participa do lançamento do PM no Pôr do Sol 2026 em Conquista

Feira de Economia Solidária integra programação da 2ª Marcha Quilombola do Sudoeste Baiano

Nos dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 18h, o Instituto Casa da Cidadania e o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste promovem, no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED),  em Vitória da Conquista, a Feira de Economia Solidária, que integra a programação da 2ª Marcha Quilombola do Sudoeste Baiano. O evento reunirá produtos da agricultura familiar, saberes tradicionais e iniciativas que valorizam a produção local e a economia solidária, fortalecendo a identidade cultural do território.

De acordo com o coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, a feira é uma oportunidade para que os empreendimentos comercializem seus produtos e fortaleçam a economia solidária no território. “Um momento estratégico para os empreendimentos da região, uma vez que a Feira oferece visibilidade, circulação de público e oportunidade real de vendas”, disse o coordenador.

A Marcha Quilombola é organizado pelo Instituto Quilombola do Território do Sudoeste Baiano (IQSBa) e integra o calendário do Novembro Negro 2025, fortalecendo a luta por igualdade, reconhecimento e justiça social. Este ano o evento traz como tema central “Mulher Negra e Quilombola: desafios sociais e econômicos”, e promove debates sobre políticas públicas, identidade cultural e valorização da mulher quilombola na região. 

Segundo o diretor do Instituto Quilombola Zezito Ferreira, a Feira é um espaço de fortalecimento da produção local, além de ser resultado de uma parceria entre o Instituto Quilombola, o Cesol e a Casa da Cidadania. “Cada produto que vai ser exposto na feira carrega uma história e é fruto do trabalho de famílias, de práticas tradicionais e de conhecimentos passados entre gerações”, destacou Zezito.

A expectativa do Instituto Quilombola é receber cerca de 3 mil visitantes de diversas cidades do Sudoeste Baiano, representando uma grande oportunidade de comercialização e visibilidade para os empreendimentos participantes. Entre as atividades da programação, destaca-se a ação Saúde Mais Perto, do governo do estado, que irá oferecer atendimentos gratuitos à população, como ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta laboratorial e serviços de odontologia.

Imagens de algumas feiras pela Bahia:

Fotos: Ascom Casa da Cidadania

Continue lendoFeira de Economia Solidária integra programação da 2ª Marcha Quilombola do Sudoeste Baiano

1ª Copa da Liga Conquistense de Jiu-Jitsu acontece no domingo (30) em Vitória da Conquista

Neste domingo, 30 de novembro, a Liga Conquistense de Jiu-Jitsu, em parceria com o Instituto Casa da Cidadania, realizará a sua 1ª Copa de Jiu-Jitsu em Vitória da Conquista. A competição terá início às 9h, no Estádio Municipal Edvaldo Flores, reunindo atletas da região em um evento dedicado ao fortalecimento do esporte e da cidadania.

As academias interessadas em participar poderão realizar as inscrições pelo WhatsApp (77) 9 8821-3906, até sexta-feira, 28 de novembro. Com 250 vagas disponíveis, o evento reunirá atletas de diversas escolas de jiu-jitsu da região, incentivando a prática esportiva e revelando novos talentos. Cerca de 150 atletas, distribuídos em diferentes categorias, serão premiados com medalhas.

A expectativa da organização é de que mais de 500 pessoas acompanhem a copa ao longo do dia, movimentando o ambiente esportivo local e ampliando a visibilidade do jiu-jitsu conquistense. Além do caráter competitivo, o torneio busca proporcionar integração entre praticantes, incentivar o espírito esportivo e fortalecer a representatividade das artes marciais no município. 

Continue lendo1ª Copa da Liga Conquistense de Jiu-Jitsu acontece no domingo (30) em Vitória da Conquista

Cesol apoia inauguração de fábrica comunitária de vassouras ecológicas em Guajeru

Com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia, foi inaugurada, na última quarta-feira (5), na Padaria Comunitária de Guajeru, uma pequena fábrica de vassouras ecológicas.

O projeto integrou o curso “Educação Ambiental Associada a uma Ecologia Integral Alternativa”, promovido pela Associação Comunitária dos Moradores do Alto da Bela Vista, e contou também com o apoio da Cáritas Diocesana de Caetité (BA).

De acordo com o coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, a inauguração demonstra o compromisso do Governo do Estado com a promoção de oportunidades e sustentabilidade nas regiões Sudoeste e Médio Sudoeste. “Aqui já funciona uma padaria comunitária e, agora, com a implantação dessa fábrica de vassouras ecológicas, fortalecemos ainda mais a geração de trabalho e renda local”, destacou.

Para o presidente da PACOM, Sebastião Ferreira, o momento representa um avanço histórico para a comunidade, ao unir sustentabilidade e geração de renda. “Essa conquista é fruto da parceria com a Igreja Católica, por meio da Cáritas Diocesana e do Fundo Diocesano de Solidariedade, além do apoio fundamental do Cesol”, afirmou.

Realizado das 8h às 12h e das 14 às 16h, o encontro contou com uma capacitação prática sobre a produção de vassouras ecológicas feitas com garrafas PET, estimulando o reaproveitamento de materiais recicláveis e o fortalecimento da consciência ambiental. A iniciativa tem como objetivo gerar emprego e renda para os moradores do município, com destaque para a inclusão de jovens no mercado de trabalho e a promoção de práticas sustentáveis.

Para Custódia dos Santos, membro da associação, o projeto é essencial por abordar a ecologia integral e reforçar que, ao descuidar da natureza, a própria humanidade sofre as consequências. “Mais do que tudo, com esse trabalho, estamos ajudando a salvar o nosso planeta. É algo muito importante, que sempre gostei”, afirmou.

Voltado a associados e representantes de entidades locais, o evento reforçou o compromisso do Cesol em apoiar empreendimentos que aliam sustentabilidade, geração de renda e fortalecimento comunitário, contribuindo diretamente para o desenvolvimento solidário no território do Sudoeste baiano.

Com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste da Bahia, foi inaugurada, na última quarta-feira (5), na Padaria Comunitária de Guajeru, uma pequena fábrica de vassouras ecológicas.

O projeto integrou o curso “Educação Ambiental Associada a uma Ecologia Integral Alternativa”, promovido pela Associação Comunitária dos Moradores do Alto da Bela Vista, e contou também com o apoio da Cáritas Diocesana de Caetité (BA).

De acordo com o coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, a inauguração demonstra o compromisso do Governo do Estado com a promoção de oportunidades e sustentabilidade nas regiões Sudoeste e Médio Sudoeste. “Aqui já funciona uma padaria comunitária e, agora, com a implantação dessa fábrica de vassouras ecológicas, fortalecemos ainda mais a geração de trabalho e renda local”, destacou.

Voltado a associados e representantes de entidades locais, o evento reforçou o compromisso do Cesol em apoiar empreendimentos que aliam sustentabilidade, geração de renda e fortalecimento comunitário, contribuindo diretamente para o desenvolvimento solidário no território do Sudoeste baiano.

Continue lendoCesol apoia inauguração de fábrica comunitária de vassouras ecológicas em Guajeru

Plenária Territorial do Cesol mobiliza empreendimentos e fortalece a economia solidária

Nesta quinta-feira (23/10), o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) dos Territórios Sudoeste e Médio Sudoeste realizou a Plenária Territorial de Economia Solidária, no Instituto Federal da Bahia (Ifba) Campus Vitória da Conquista. Com o tema “Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável no Contexto da Economia Solidária Baiana“, o evento reuniu empreendimentos, associações, cooperativas, instituições parceiras e autoridades locais para discutir os rumos e fortalecer as ações da economia solidária nos territórios.. 

A programação teve início às 8h, com o credenciamento dos participantes e um café da manhã de boas-vindas. Em seguida, ocorreu a mesa de abertura, que contou com a participação de Creuzilda de Carvalho, representando o Codeter Sudoeste Baiano; Joana Darc Gusmão, do Codeter Médio Sudoeste; Regina Dantas, da Unicafes; Felizardo Rocha, do Ifba – Campus Vitória da Conquista; Zezito Ferreira, do Instituto Quilombola; Glauber Rocha, do PCdoB; Rodrigo Rodrigues, coordenador geral do Cesol Sudoeste e Médio Sudoeste; Waldir Lino Soares, da Casa da Cidadania; e Efson Lima, da Catis/Sesol/Setre-BA.

Durante as falas, os representantes destacaram a importância da economia solidária como instrumento de transformação social, capaz de promover a geração de renda, a inclusão produtiva e o fortalecimento dos territórios por meio da cooperação, do trabalho coletivo e do compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades. Além disso, a mesa solicitou uma moção de aplausos para a equipe do cesol pelo bom trabalho realizado com os empreendimentos das regiões.

“Trabalho coletivo e impacto social: o Cesol como agente de transformação” foi o tema da apresentação do Coordenador Geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, que prestou contas das ações realizadas pelo centro público. Em sua fala, destacou os avanços obtidos, os desafios enfrentados e o impacto positivo das iniciativas junto aos empreendimentos atendidos, ressaltando que “a economia solidária é um caminho concreto para transformar realidades e fortalecer os territórios”.

Após a palestra magna, os participantes se dividiram em grupos para discutir os quatro eixos temáticos da plenária. No Eixo 1, o debate abordou a atuação do Cesol na assistência técnica e nas políticas públicas de geração de trabalho e renda. O Eixo 2 tratou da economia solidária como modelo de organização da produção, prestação de serviços, comercialização, consumo e finanças. Já o Eixo 3 discutiu a cultura do bem viver nas relações econômicas, sociais e ambientais, enquanto o Eixo 4 focou na gestão de resíduos sólidos e na coleta seletiva, com ênfase na sustentabilidade e na geração de renda.

Para o empreendedor Antônio Machado, assistido pelo Cesol, a plenária foi um momento de escuta e partilha. “Saí da plenária com mais motivação. A troca de experiências mostra que a economia solidária tem força no nosso território”, disse.

Encerrando o encontro, as propostas construídas nos quatro eixos foram apresentadas e aprovadas de forma coletiva durante a leitura do Documento Final da Plenária. O material reúne as principais contribuições dos participantes e será incorporado ao Plano Estadual de Economia Solidária, fortalecendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento territorial e à inclusão produtiva.

Continue lendoPlenária Territorial do Cesol mobiliza empreendimentos e fortalece a economia solidária

Cesol promove Plenária Territorial de Economia Solidária em Vitória da Conquista

No dia 23 de outubro, das 8h às 17h, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Médio Sudoeste promoverá a Plenária Territorial de Economia Solidária, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista. O encontro será um espaço de diálogo e construção coletiva voltado a empreendimentos, parceiros, além da comunidade em geral, com foco no fortalecimento da rede de economia solidária nas regiões atendidas pelo Centro Público.

De acordo com o coordenador geral do Cesol, Rodrigo Rodrigues, a plenária representa um momento decisivo para a consolidação das políticas públicas voltadas ao setor. “Esta plenária funcionará como uma grande assembleia, um espaço democrático que reflete e apresenta propostas voltadas ao aperfeiçoamento da política pública e das práticas em economia solidária, sempre colocando em primeiro plano as necessidades dos empreendimentos”, afirmou.

A programação contará com momentos de debate e escuta coletiva, organizados em quatro eixos temáticos que irão nortear as discussões sobre os rumos da economia solidária no território. O primeiro eixo tratará da atuação do Cesol, com foco na assistência técnica e nas políticas públicas que promovem a geração de trabalho e renda. Já o segundo eixo abordará a economia solidária como modelo de organização produtiva, englobando a prestação de serviços, a comercialização, o consumo e as finanças de forma cooperativa.

O terceiro eixo discutirá a cultura do bem viver, valorizando práticas baseadas na solidariedade, na sustentabilidade e na equidade nas relações econômicas, sociais e ambientais. Por fim, o quarto eixo tratará da gestão de resíduos sólidos e da coleta seletiva, destacando o papel dessas ações na promoção da sustentabilidade e na geração de renda para os empreendimentos solidários.

A participação dos empreendimentos e da comunidade é essencial para fortalecer uma política pública que valorize o trabalho coletivo, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável do território.

Continue lendoCesol promove Plenária Territorial de Economia Solidária em Vitória da Conquista

Assembleia discute criação de cooperativa de comercialização da Economia Solidária no Sudoeste e Médio Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (24/09), às 8h,no auditório do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), aconteceu a capacitação sobre cooperativismo ministrada pelo professor Valter Sampaio, analista do SESCOOP/BA e integrante da OCEB, entidades de referência no tema.  Em seguida, foi realizada a assembleia para discutir a criação da Cooperativa de Comercialização de Produtos da Economia Solidária do Sudoeste e Médio Sudoeste, os dois eventos contou com a participação dos empreendimentos atendidos e da equipe do Centro Público.

Durante a formação, foram apresentados aspectos positivos e negativos que o cooperativismo pode trazer para os empreendedores da região. Às 10h, começou a discussão sobre a criação da cooperativa voltada à comercialização. A proposta envolveu não apenas a criação da cooperativa, mas também a gestão do espaço solidário Empório Nordestino fomentado pelo Cesol.

Após debates e avaliações, foi realizada uma votação que definiu que os empreendimentos retornariam aos seus grupos para dialogar e mobilizar mais pessoas, para preparar o terreno para uma nova reunião. Os participantes destacaram a importância de ampliar o engajamento, incluindo representantes de vários outros empreendimentos que não estiveram presentes neste encontro. 

De acordo com o coordenador administrativo do Cesol, Iago Teixeira, o encontro reforçou a importância da criação da cooperativa, mas também evidenciou a necessidade de ampliar o diálogo ao redor do tema. “Os empreendimentos sabem da importância desta cooperativa e perceberam que ela precisa ser discutida com mais empreendimentos presentes e em mais reuniões”, afirmou.

As reuniões para a fundação da cooperativa vão prosseguir, e as datas ainda serão definidas.

Continue lendoAssembleia discute criação de cooperativa de comercialização da Economia Solidária no Sudoeste e Médio Sudoeste