Empreendimentos participam de evento formativo sobre cooperativismo e associativismo

Vários representantes de empreendimentos atendidos pelo Cesol Sudoeste participaram, nesta quarta-feira (15), de um evento formativo sobre o Cooperativismo e Associativismo.

O evento ocorreu na sede do Cesol, sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Rildo Borges.
O palestrante falou sobre a diferença entre os dois mecanismos. O associativismo mecanismo facilitador unindo os pequenos produtores para que assim, eles possam competir de forma mais justa com os grandes produtores. Já o cooperativismo tem essencialmente o objetivo econômico. O foco principal é a viabilização de um negócio produtivo dos associados no mercado.
Foi ressaltada a importância de os empreendimentos se unirem para buscarem o fortalecimento e a viabilização de instrumentos que ajudem na entrada de suas mercadorias no comércio tradicional. Selos de inspeção e linhas de crédito são conseguidas com maior facilidade por associações e cooperativas do que por empreendedores isolados.
Também foi explicado como se constituir como cooperativa ou associação. Essa assistência técnica, jurídica e contábil também é prestada pelo Cesol Sudoeste.