“A economia solidária coloca em cheque essa economia tradicional que nos foi apresentada”, afirma o professor e administrador Wesley Piau  

O Cesol Sudoeste realizou um podcast sobre a economia solidária como modelo sustentável de geração de renda contou com a participação também do professor, administrador e representante do gabinete da reitoria da UESB, Wesley Piau. 

O professor defendeu que a economia solidária coloca em questão os valores transmitidos pela economia tradicional. “A economia solidária é fundamental para a gente pensar outras possibilidades de desenvolvimento sustentável, econômico e social, com outra forma de gestão que valorize o desenvolvimento comunitário e o desenvolvimento ambiental. No modelo de desenvolvimento que a gente tem hoje, a gente cria uma sociedade que está baseada na visão do ter, como norteador dos comportamentos e um senso de competitividade muito forte. Na economia solidária a gente se baseia no coletivo, colocando em cheque esse modelo de economia tradicional”, avaliou. 

O professor aposta ainda não capacitação dos empreendimentos como forma de garantir sua entrada no mercado convencional. ”Você tem que capacitar esses empreendimentos a fabricar produtos mais antenados com o senso comunitário. Se você melhora essa capacidade de produção você resgata o sentido da economia popular seja através da padaria, seja através da agricultura familiar coisas que agregam com uma qualidade de produto. Associado a isso, você tem que ter políticas públicas que desaguem essa produção”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *