Cesol Sudoeste realiza podcast sobre a importância da economia solidária como alternativa viável de geração de renda e preservação ambiental

O Cesol Sudoeste realizou um Podcast sobre o Fortalecimento da Economia Solidária na Região Sudoeste, como alternativa Viável de Geração de Renda e Preservação Ambiental, com transmissão pela página oficial do Cesol Sudoeste no Facebook, na última segunda-feira (14).

O Podcast contou com a presença do Coordenador de Articulação do CESOL Sudoeste, o advogado Iago Duarte Teixeira; o Presidente da Casa da Cidadania Waldir Lino; o ex-Coordenador Geral do CESOL Sudoeste e atualment vereador Andreson Ribeiro; do Chefe de Gabinete da Reitoria da UESB Wesley Piau; e Coordenador da Associação do Quilombo Lagoa de Vitorino Josezito Ferreira.
A LIVE teve o objetivo de articular e estreitar parceria com a UESB (Universidade do Sudoeste da Bahia), bem como ouvir testemunho da Associação do Quilombo (por meio de seus representantes) afim de trazer relatos de como o CESOL contribuiu para geração de renda dos seus associados, objetivando também a proteção ambiental.
Os participantes do Podcast, apresentaram a importância da Economia Solidária como fonte de renda, bem como houve relatos dos associados do Quilombo de como os trabalhos realizados pelo Centro Público, vem ajudando sua Comunidade através das capacitações, cursos, conscientização da preservação ambiental e reaproveitamento da matéria-prima. “Nós temos uma comunidade aqui hoje que já começa a colocar no mercado suas peças feitas com retalhos de panos, lençóis, mantas. Isso vem gerando renda para aquelas mulheres que antes dependiam do salário dos maridos”, citou o coordenador.
Para o representante da UESB, a economia solidária vem como um novo modelo possível de economia. “No modelo de desenvolvimento que a gente tem hoje, a gente cria uma sociedade que está baseada na visão do ter, como norteador dos comportamentos e um senso de competitividade muito forte. Na economia solidária a gente se baseia no coletivo, colocando em cheque esse modelo de economia tradicional”, avaliou.
Nesse sentido, frisou também o edil sobre a importância de se estreitar parcerias com a Universidade (UESB), com o objetivo de fortalecer a Economia Solidária. “A gente precisar trazer novas vivências para os empreendimentos que nós estamos acompanhando, o que poderia acontecer através do estreitamento dos laços do Cesol Sudoeste com o Departamento de Administração da UESB”, reforçou.