Participantes elogiam primeira Plenária de Economia Solidária do Cesol Sudoeste

O Cesol Sudoeste realizou nesta quinta-feira (19), a I Plenária de Economia Solidária. O evento reuniu autoridades, a sociedade civil organizada e também empreendimentos de economia solidária que fazem parte da carteira ativa do Centro Público. Entre os presentes estiveram o deputado estadual Fabricio Falcão e o vereador e ex-coordenador do Cesol, Andreson Ribeiro, além de Regina Dantas, diretora-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), além do gerente da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), Antônio Neto.

O evento tem como objetivo ouvir os empreendimentos e fazer um balanço e avaliação das ações implementadas. “É um marco na economia solidária no Território Sudoeste. A plenária tem uma metodologia avaliativa de todos o serviço prestado pelo Cesol na perspectiva de assistência técnica, seja na produção, no beneficiamento, na comercialização, mas, sobretudo, é um momento ímpar para elaborarmos novas propostas com o objetivo de fortalecer a economia solidária no nosso Território”, explicou o coordenador-geral do Cesol Sudoeste, André Ribeiro.

A técnica da Coordenação de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva (Catis), Albene Piau, avaliou que a Plenária tem papel fundamental em reforçar o caráter de emancipação da política pública. “Essa é um política pública estratégica, que vem para que os empreendimentos possam melhorar seus processos produtivos e, consequentemente, atingir sua emancipação. Então, minha expectativa com essa Plenária é que saiamos daqui com boas proposições para que a essa política pública seja ainda mais fortalecida”, ponderou.

O coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva, Efson Lima, elogiou o engajamento da equipe técnica do Cesol na realização da Plenária. “Os técnicos estão envolvidos na atividade, construindo o material, revisando, então é muito importante que os empreendimentos participem desse evento que é a festa da democracia”, disse.

O evento reuniu representantes de vários empreendimentos, contando com o comparecimento de mais de 100 pessoas. Após a Plenária, foi realizado um café solidário para o encerramento do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.