Cesol Sudoeste promove seminários sobre a importância da municipalização da política pública de Economia Solidária

O Cesol Sudoeste promoveu o seminário sobre a Importância da Municipalização da Economia Solidária, no dia 26 de outubro. O seminário ocorreu de forma virtual, com a participação do ex-coordenador do Cesol Sudoeste e vereador, Andreson Ribeiro, além do secretário Executivo da Rede Nacional de Gestores Públicos em Economia Solidária, Jairo Santos, e da Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura de Araraquara, Camila Capacle.

Durante sua fala o secretário reforçou a importância da economia solidária ser fomentada pelas prefeituras em seus respectivos municípios. “É muito importante essa iniciativa, porque a Economia Solidária propicia o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros. Assim, a economia solidária é capaz de fortalecer o comércio local, os pequenos empreendedores e a agricultura familiar. Então, municipalizar a Economia Solidária é produzir o desenvolvimento local sustentável”, explicou Jairo Santos.

Camila Capacle, que é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, relembrou que a Economia Solidária pode constituir uma alternativa para geração de trabalho e renda nos municípios em períodos de crise, como o que enfrentamentos. “Eu acredito que o caminho seja pensar em um marco regulatório, de um conselho municipal, que são grandes inícios de implementação de uma política pública nos municípios”, esclareceu.

Em Vitória da Conquista, o vereador Andreson Ribeiro vem buscando, juntamente com a articulação dos deputados Fabrício Falcão e Daniel Almeida, o fortalecimento da Economia Solidária a nível municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.