Equipe e empreendimentos do Cesol Sudoeste participam de curso de formação sobre Fundos Rotativos Solidários

Como cumprimento de uma meta no Contrato de Gestão do Cesol Sudoeste, a equipe do Centro Público recebeu um curso de formação sobre Fundos Rotativos Solidários, que são poupanças coletivas destinadas a suprir necessidades dos grupos que integram os fundos.

Diante da importância dos recursos reunidos nos Fundos, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pela gestão dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesois) vem encampando a luta pela constituição dos fundos. No atual contrato de gestão do Cesol, a constituição do fundo rotativo passou a ser obrigatória, assim, a cada trimestre, o Cesol deverá disponibilizar R$ 15 mil para compor o fundo, com o intuito de fomentar a política pública em seu Território.

A ideia é que o Fundos Rotativos sejam geridos pelos próprios empreendimentos, sendo uma forma de acesso facilitado ao crédito, a fim de estimular a emancipação dos empreendimentos de economia solidária.

Com o intuito de colocar a equipe técnica e os empreendimentos a par dos procedimentos que serão adotados sobre o fundo rotativo solidário, foi realizada uma formação para toda a equipe técnica e para os EES no dia 18 de outubro. Além de facilitar o entendimento da equipe sobre o funcionamento dessa “poupança coletiva”, a capacitação auxiliou no conhecimento de quais procedimentos deverão ser adotados a partir de agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.