Equipe Técnica do Cesol visita trabalhadores que atuam no “latão”

A equipe técnica do Cesol Sudoeste, juntamente com a assistente social da Defensoria Pública do Estado, Milene Gramacho, visitou o “latão”, no bairro Panorama, em Vitória da Conquista, na última quinta-feira (05), a fim de conhecer mais o trabalho realizado pelos catadores. Os catadores de materiais recicláveis são em sua maioria pessoas vulneráveis, que encontraram no recolhimento dos materiais uma fonte de subsistência.

A gente acompanha essas famílias desde 2016 e conhece todo o contexto, na questão da vulnerabilidade. Então, a gente traz para eles uma capacitação no sentido de como eles devem trabalhar, como eles devem se comportar. O catador é muito importante, porque ele faz um trabalho ambiental, o que a gente deveria estar fazendo, porque nós deveríamos estar separando nosso material”, afirmou Gramacho.

No dia 10 de agosto, o Cesol irá ofertar um curso online de Consumo Consciente que ensinará a confeccionar vassouras utilizando garrafas pet. Muito resistentes, as vassouras costumam ser utilizadas na construção civil. Assim, além de serem um opção sustentável ao dar um novo destino ao plástico que seria descartado e contaminaria o meio ambiente, a confecção das vassouras pode configurar um nova fonte de renda para os empreendimentos da Economia Solidária.

Desse modo, o objetivo é capacitar os empreendimentos e também apresentar a eles fornecedores para o material reciclável necessário para a confecção das vassouras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *