Dora Sugimoto visita Vila Junina do Cesol Sudoeste no Shopping Conquista Sul

A Vila Junina do Cesol Sudoeste no Shopping Conquista Sul recebeu a visita de Dora Sugimoto, que é uma das fundadoras do Grupo de Economia Popular Solidária (GEP) na Bahia, na última sexta-feira (18). O GEP em Vitória da Conquista é um dos empreendimentos que recebem assistência técnica do Cesol Sudoeste e que colaboram ativamente para o fortalecimento da economia solidária no território sudoeste.

Em entrevista à ASCOM do Cesol, ela elogiou a iniciativa da Vila Junina. “Quero parabenizar a todos não apenas pela organização, mas também pela valorização da economia solidária. A Bahia sempre se destacou na economia solidária, tem tradição, tem cultura e tem essa prática da economia solidária, que não é uma economia de pobre para pobre, mas sim uma economia que todo mundo se sente parte, é um economia em que as pessoas valorizam a cultura local. E em época de São João, não tem coisa melhor do que a economia solidária, que tem a cara, o cheiro e o gosto da Bahia”, afirmou Sugimoto.

Dora falou ainda sobre a importância dos produtos da economia solidária ganhar espaço em mercados de comercialização majoritariamente ocupados pela economia tradicional. “Essa iniciativa mostra o contraste, valoriza a cultura local. As pessoas têm a tendência de acharem que a economia solidária é uma coisa assistencialista, uma coisa menor, mas é o contrario, a economia solidária valoriza tudo que as pessoas têm, tudo que as pessoa vivem. É centralizada nas pessoas que se juntam para fazer as coisas com as quais elas se identifica, por isso a economia solidária encontra na Bahia uma campo fértil, principalmente no São João que é Natal Baiano. Aqui nós vemos um exemplo, no espaço nobre de um shopping uma Vila com os produtos da economia solidária”, ponderou.

A Vila Junina foi pensada pelo Cesol Sudoeste como uma extensão do Festival Online “São João da Minha Terra” promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre). A Vila Junina está seguindo rigorosamente todas as medidas preventivas para evitar a disseminação do Coronavírus nesse momento delicado da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *