Dia Mundial do Café: Brasil maior produtor e exportador


    No dia 14 de abril foi celebrado o dia mundial do café. É uma data importante para o Brasil, tendo em vista que o país é o maior produtor e exportador do mundo.

    A produção cafeeira teve um papel importante na economia brasileira principalmente no período da República Velha, sendo o principal motor da economia naquele período, resultando no processo de imigração intensiva de imigrantes estrangeiros, no processo de urbanização e industrialização.

No período entre as duas guerras mundiais ajudaram no processo de industrialização do Brasil, através do processo de substituição de importação, onde o excedente dos lucros obtidos com a venda do café era investido na construção de unidades fabris.

    No início da década de 1970 foi introduzido a cultura do café na região do Planalto da Conquista, principalmente nos municípios de Vitória da Conquista, Barra do Choça, Planalto e Encruzilhada, provocando uma grande valorização das terras e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

   No município de Vitória da Conquista o café é produzido principalmente na Região e Inhobim e Região da Limeira, sendo a principal fonte de sustendo dos moradores dessas regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.