Autor de livro selecionado para o vestibular da UESB fará debate na sede do Cesol Sudoeste

Será realizada na quinta-feira, 14 de novembro às 17 horas na sede do Cesol Sudoeste um evento com a presença do escritor e poeta, Domingos Ailton

 Ribeiro de Carvalho. Na oportunidade o autor comentará sobre o livro de sua autoria, Anésia Cauaçu e terá como público alvo estudantes que farão o vestibular 2020 da UESB.

      Natural de Jequié, Domingos Ailton, além de escritor e poeta, também é professor, jornalista, ambientalista e tem sido um nome muito comentado nas últimas semanas na região, pois seu livro, Anésia Cauaçu será uma das obras cobradas no vestibular da UESB.       

      Lançado em 2011 Anésia Cauaçu, é um romance histórico que tem como protagonista uma mulher que esteve à frente do seu tempo.  Anésia foi a primeira mulher no sertão baiano de Jequié a  ingressar no cangaço, a liderar um bando de cangaceiros, a  praticar   montaria  de frente, já que as mulheres de sua época  montavam de lado em uma sela   denominada Silhão, e a vestir calças compridas (as mulheres do período em ela viveu  apenas usavam vestidos e saias) nos momentos de combate para facilitar  o enfrentamento  de jagunços dos coronéis  e  das tropas policiais, além de ter sido  a primeira mulher branca a lutar capoeira, antecedendo mulheres como Maria Bonita, Dadá e Lídia no cangaço.

   O evento, com vagas limitadas, terá entrada franca e terá em sua programação um momento para apresentação musical com as presenças do repentista Onildo Barbosa e do cantor e compositor Evandro Correia.

   O Cesol Sudoeste fica localizado na rua Santos Dumont ,131, Bairro São Vicente em Vitória da Conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.